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domingo, 9 de abril de 2023

Encordoamentos: Diametro e Tensão


SOBRE OS ENCORDOAMENTOS- Ao contrário do que se imagina, não é o encordoamento que é feito para o instrumento, mas o instrumento que é feito para o encordoamento. A princípio isso pode lhe parecer estranho, mas o fato é que se tratando de um instrumento acústico, a qualidade acústica que se pretende extrair do instrumento, parte de um projeto muito elaborado.
 Ele inicia desde a seleção de madeiras, seguindo um entroncado arranjamento minucioso de leque harmônico e travessas internas, que juntos trabalham para que o som se propague por sua estrutura, por fim, amplificado pela sua caixa acústica.
 
 Não bastasse construir um instrumento sensível à captação do som produzido pelo nylon, ele, ao mesmo tempo, deve ter solidez para resistir a intemperes ao longo do tempo sem que isso afete sua estrutura. Vale ressaltar que o fator tempo, (assim como o vinho), é o que realça as propriedades de um instrumento musical, principalmente sendo ele um instrumento acústico. 
Deste modo, é por isso a importância em respeitar o uso deste acessório para o instrumento à que ele se destina.  Assim, um instrumento clássico, por definição, utiliza-se encordoamento nylon, pois o som característico produzido por este tipo de confecção somente pode ser excitado fazendo uso deste acessório. 

O mesmo vale para os violões folcks, (seja ele de 6 ou 12 cordas), que por possuírem uma estrutura com mais rigidez e robustez, são feitos para encordoamentos que exerçam mais tensão. A estrutura e partes internas dos violões folcks diferem em muitos aspectos se comparado com a estrutura de um violão clássico. Eis o Motivo pelo qual cada encordoamento deve ser utilizado ao instrumento que se destina.  Os violões folcks assim como os violões clássicos, necessitam de encordoamentos específicos para que exitam suas características acústicas. 
Desta forma,os estilos ficam atrelados ao modelo de construção, assim como aos encordoamentos a que eles se destinam. 

PARA OS VIOLÕES CLÁSSICOS (nylon) : Erudito, MPB, Samba, Bossa Nova, Flamenco, Chorinho (dentre outros).

PARA OS VIOLÕES FOLKS (aço/bronze) :  Country, Rock, Pop, Sertanejo, Reggae, Blues, (dentre outros).
 

                                    A  RELAÇÃO DIÂMETRO E TENSÃO

DIÂMETRO: É a espessura de cada corda presente num jogo, que juntas forma o encordoamento. Comumente, a medida da corda mais fina, é o que dá nome ao jogo. Por exemplo, quando dizemos que um jogo é 0.09 significa que a corda mais fina (corda mí "E") deste jogo possui este diâmetro. Esta unidade de medida expressa é a polegada, mas poderia  ser classificada também em  milímetro ,principalmente por se tratar de uma unidade de medida utilizada no Brasil. Mas que por algum motivo não se tornou tão popular, por isso o termo é menos utilizado entre comerciantes e músicos.

TENSÃO: Tensão, é  a força que essa corda exerce sobre o instrumento quando submetido a uma afinação. Esta tensão (ou força) atua diretamente sobre o braço ,tensor,  molas (em se tratando de trêmulos e alavancas) , tampos, ou mesmo cavaletes e cordais. Em contrapartida, a tensão atua diretamente no conforto e desenvoltura técnica do músico, motivo pelo qual os fabricantes de encordoamento disponibilizam uma grande variedade de opções. 

                              OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Obs1.: Um ponto a considera quanto a escolha do diâmetro e tensão, é que a preferência do músico, em muitos casos, pode não se a suportada pelo instrumento. Por isso sua escolha deve ser minuciosa, a fim de contrabalançar e evitar situações indesejadas a ambos.

Obs 2: Hoje (até o presente  momento deste post ) o único encordoamento que traz impresso em sua embalagem a tensão que exerce sobre o instrumento, é a fabricante  D'Addario . Entretanto, todos os demais trazem as informações dos seus diâmetros. Assim, sempre que utilizar  marcas diferentes, equipare os diâmetros entre elas para que prevaleça o ajuste de tensão. 

Obs3:  Não se prenda apenas a informação de uma única corda como referência para o jogo completo. Fique atento aos  termos utilizados para descrever diferentes construções , termos como " híbridos, light , extralight, hard, e very hard"  podem conter  diâmetros diferentes, podendo exigir um novo ajuste de tensor e/ou ponte , portanto, fique ligado a estes termos.

        ALGUMAS DAS  MARCAS DE MAIOR DESTAQUE INTERNACIONAL 

Ernie Ball
D’Addario
Elixir
Fender
GHS
DR Handmade
La Bella
Augustine
Savarez
Hanabach
Thomastic
Rotosound
Martin
Dean Markley             

                                 LISTA DOS FAMOSOS 

KIKO LOUREIRO :  utilizava exl 0,10 atualmente NYXL1046 ( misinha 0,10, misona 0,46) 
Stevie Ray Vaughan .013 (.013 - .052)
Jimi Hendrix .009 - .038 (também .010, .013, .015, .026, .032 e .038)
Jimmy Page .008, .009
Jeff Beck .011 - .049 (também .009 - .052)
Eddie Van Halen .009 - .040
James Hetfield  0,9, (também .011 - .048)
Kirk Hammett .010 e 0,11

BB King 0,008 (0,10 para conjunto de assinatura)
Slash 0,011 - 0,048
Dimebag Darrell 0,011 (0,009 para afinação padrão)
Mark Knopfler 0,9
Gary Moore 0,009 (também 0,010)
Eric Clapton 0,010 - 0,046
David Gilmour 0,010 - 0,048
Joe Perry 0,008, 0,009 ou 0,010 ( dependendo da guitarra e afinação)

Angus Young 0,9
Malcolm Young .012 - .056
Al Dimeola .010
Zakk Wylde .010
Randy Rhoads .009 (também .010)
Steve Vai .009 (também .010)
Joe Satriani .009
Robbie Kreiger .010
Ace Frehley .009
Vernon Reid 0,011

Marty Friedman .010
Joe Bonamassa .011 - .052
Albert Lee .010
Alex Leifson .010
Keith Richards .011 - .042
Yngwie Malmsteen .008 - .048
Brian May .009 - .034
Trey Anastasio .010
Brad Paisley .010
Mark Tremonti 0,010 (0,011 nos três últimos)

Jerry Garcia .011
Kenny Wayne Shepherd .010, .011 ou .012
Jerry Cantrell .010 - .046
Alexi Laiho .010 - .056
Eric Johnson .010 - .046
Frank Zappa .009 - .042
George Lynch .09,  010, ou 0,11
Lenny Kravitz 0,10 - 0,52
Adrian Smith 0,9 - 0,40
Dave Murray 0,9 - 0,40

Para caráter ilustrativo, abaixo a tensão exercida por alguns encordoamentos Daddario na afinação standard. Leve sempre em consideração que diferentes tensões e afinações,  exigem diferentes regulagens de tensor na correção de empenos côncavos e convexos, assim como diferentes ajustes de molas nos casos de trêmulos e Ponte flutuantes do tipo Floyd Rose Gotho etc...(obs: informações de outros encordoamentos não mencionados, podem ser encontrado no rótulo da embalagem, site do fabricante)














             



Um comentário:

Unknown disse...

Gosto de .09 para dar bending